domingo, 26 de agosto de 2007

Para alunos, Enem 2007 foi mais fácil

Para estudantes, tema da redação foi bem amplo. Confira a resolução do G1 feita por professores do COC e do Anglo.
Por: Fernanda Bassette
Estudantes ouvidos pelo G1 que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem ) neste domingo (26) consideraram o exame mais simples que no ano passado.

Segundo eles, a prova seguiu os mesmos moldes dos anos anteriores - com questões interdisciplinares e muita interpretação de gráficos e textos - mas estava mais fácil de ser resolvida. O tema da redação - "O desafio de conviver com as diferenças"- também foi elogiado pelos alunos.

Clique aqui para conferir o gabarito oficial

Clique aqui para conferir a resolução do G1

"Foi uma prova bem tranqüila, com o jeito de sempre do Enem. Ela é um pouco cansativa porque tem bastante texto e interpretação, mas eu achei mais fácil do que no ano passado", disse a estudante Adrieli Barros Bessa, 17, aluna do cursinho Anglo. Segundo ela, a prova do ano passado tinha mais questões de matemática e química, o que não aconteceu nesse exame. "Esse ano a prova era basicamente interpretação", afirmou.

Bibiana Padula da Veiga, 17, aluna do terceiro ano do Colégio Vértice, em São Paulo, também achou o exame de 2007 simples. "A prova esse ano foi bem fácil, as questões estavam bem simples e a redação tinha como tema um assunto bastante acessível. Não tive dificuldade para resolver nenhuma questão", contou a estudante, que já conferiu o gabarito da prova e acertou 60 das 63 questões.

Carlos Augusto Amado Lopes, 18, aluno do cursinho Etapa, disse que acertou 58 das 53 questões da prova do Enem e que achou o exame de 2007 mais fácil que o de 2006. "A prova tinha bastante texto e o aluno tinha que prestar atenção para não cometer erros. Mas, comparando com a prova do ano passado, achei essa bem mais fácil.", disse o aluno. "O tema da redação foi bem amplo, sem muita dificuldade para o estudante".

Estudante do cursinho Etapa, Nathali de Almeida, 17, achou o exame um pouco cansativo por causa do excesso de questões que exigiam interpretação de textos. "Resolvi todas as questões, mas achei que a prova exigiu demais dos alunos porque estava cansativa. Física e biologia estavam um pouco complicado", disse a estudante. Nathali também elogiou o tema da redação. "Foi bem simples e acho que todo mundo tinha bastante coisa para falar sobre o assunto", disse.

A prova do Enem
O exame é formado por 63 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais (do conteúdo do ensino médio) e uma redação (que deve ser escrita na modalidade dissertação). Cerca de 3,5 milhões de estudantes se inscreveram para fazer a prova em todo o país. O Inep só deve divulgar o número de faltosos daqui a 15 dias.
O G1 publicou a correção do exame, feita por professores do Sistema COC de Ensino e Curso Anglo.

Vantagens do Enem
A prova do Enem não é obrigatória, mas a adesão aumentou consideravelmente nos últimos anos porque a nota no exame é utilizada como bônus na pontuação de diversas instituições de ensino superior. Algumas utilizam apenas a nota do Enem como critério de seleção. Ter partitipado do Enem também é requisito obrigatório para o estudante que quer pleitear uma bolsa de estudos no Programa Universidade para Todos (ProUni).

Nenhum comentário: